Se a sua confecção está perdendo dinheiro e clientes nos últimos tempos, então é hora de ficar alerta e verificar o que está sendo feito de errado. A causa desses problemas, em boa parte das vezes, está relacionado à má gestão de estoque. Por não o controlarem bem, muitas empresas acabam não cumprindo prazos de entrega e reduzindo a confiança de seus clientes.
Somente gerindo bem seu estoque é que você poderá encontrar uma quantidade ideal de produtos, para que não haja mercadorias em falta ou em excesso.
Para ajudá-lo a controlar o seu estoque de forma adequada, preparamos algumas dicas para mantê-lo sempre em dia. Confira!
1. Analise a demanda de produtos
Se o gestor fizer uma previsão dos produtos que serão vendidos em um determinado mês ou coleção, então poderá produzir apenas a demanda necessária. Isto evita que a sua confecção produza peças em excesso, que ficarão ‘encalhadas’ no estoque e farão o negócio perder dinheiro.
Para fazer essa ‘previsão’, precisamos analisar a possível demanda de produtos num determinado período e cruzar com o tempo que leva para os fornecedores entregarem as matérias-primas, necessárias à produção.
2. Determine o estoque mínimo
O estoque mínimo, como o próprio nome já diz, é a quantidade mínima de um certo produto que deve ficar no estoque, para que as necessidades dos clientes sejam atendidas. Para determinar o estoque mínimo, basta observar o tempo que um produto demora para ser vendido e o prazo que ele leva para ser produzido.
No caso das matérias-primas necessárias para a produção das peças, é importante verificar com o fornecedor o prazo que ele leva para entregá-las, pois atrasos na entrega podem atrapalhar os processos de fabricação.
3. Escolha bons fornecedores
Outra dica importante para manter o estoque sempre em dia é escolher bons fornecedores. Mas não vale escolher baseando-se apenas em fatores como preço e qualidade das matérias-primas. Também é importante avaliar o tempo que o fornecedor leva para entregá-las. Assim, a confecção poderá produzir e entregar as peças no tempo certo.
4. Tenha cuidado com a sazonalidade
A sazonalidade (épocas em que determinados produtos são mais vendidos e em outras nem tanto) está no ‘coração’ das coleções. Ao trabalhar com coleções, é importante que o gestor analise os períodos sazonais antes de comprar matérias-primas.
Isso porque, caso uma grande quantidade de matéria-prima seja comprada numa época em que determinado tecido já saiu de moda, por exemplo, a confecção acabará não vendendo os produtos e perdendo dinheiro.
5. Faça compras maiores com entregas programadas
Para manter o estoque da confecção em dia, também vale fazer compras maiores de matérias-primas com entregas programadas. Isto reduz o preço dos insumos e ainda evita que a equipe fique parada por falta de estoque.
Mas é importante que você tenha muito cuidado ao fazer compras maiores. Isso porque, se um tecido sobrar, haverá ou não a possibilidade dele ser utilizado em uma coleção futura.
Se hoje o tecido da cor Marsala está na moda, por exemplo, e daqui a seis meses essa tendência mudar – devido à troca de estação, ou alguma novela que estiver sendo exibida na TV, então o que sobrou desse tecido poderá ficará parado no estoque por um bom tempo. E isto, sem dúvida, trará prejuízos financeiros para a confecção.
6. Adote um ERP para o segmento de confecções
O ERP é uma solução que irá ajudar você a controlar o seu estoque de maneira muito mais simples. Uma das características mais notáveis do ERP é que ele controla e atualiza a quantidade de produtos do estoque de sua confecção de forma automática. Assim, você poderá saber quais os produtos que estão sobrando ou faltando, manter o estoque sempre em dia e atender toda a demanda.