Os Sistemas de Gestão (do inglês Enterprise Resource Planning - ERP) têm evoluído muito ao longo do tempo. Um sistema ERP parte da premissa de gerir, de forma mais eficiente, as áreas-chave de um negócio (produção, faturamento, vendas, compras, custos, contabilidade e finanças) a partir de módulos.
Ao longo dos anos, os desenvolvedores de ERPs decidiram aumentar a funcionalidade dessa solução a partir da integração de seus componentes, para facilitar a comunicação entre todas as áreas de um negócio.
Segundo um estudo da Harvard Business Review, as empresas que adquirem um ERP têm prejuízos e perdas reduzidos em cerca de 10%; empresa que escolhem corretamente um sistema, apresentam uma redução de 35% em média. Nesse sentido, alguns itens devem ser observados para a implementação de um ERP eficaz, que permita aumentar a taxa de sucesso da sua confecção. Quer saber como comprar um ERP? Veja no post de hoje 5 passos básicos para ter um ERP em sua confecção:
1. Envolva os seus funcionários
Ao identificar a necessidade de implementar um ERP, a recomendação é envolver as pessoas que serão impactadas diretamente com a decisão, tais como:
- Os utilizadores finais do sistema;
- O pessoal responsável pela administração do sistema;
- Os proprietários, gerentes ou os executivos da confecção.
2. Defina o que deve ser alcançado através do ERP
Entenda o modelo de negócio da sua confecção e o que é esperado com a implementação de um ERP, o que o sistema poderia otimizar e facilitar no funcionamento da sua confecção. Sob esta premissa, é possível definir o esquema de implementação, quais as prioridades, o impacto nos negócios e benefícios prováveis e que áreas serão afetadas pela decisão. Os principais processos de negócios que irão se beneficiar são:
- Vendas;
- Produção;
- Compras;
- Estoque;
- Finanças e Contabilidade.
3. Escalabilidade
É vital a escolha de um ERP que atenda às necessidades de negócios atuais e que tenha a capacidade de evoluir no ritmo futuro da sua confecção. Portanto, antes de tomar uma decisão é muito importante considerar a escalabilidade da solução, a dois níveis:
- Horizontal: módulos ou funcionalidades para implementar quando o modelo de gestão evolui;
- Vertical: apoio ao crescimento transacional à medida que o negócio cresce.
A escolha de um ERP significa que a sua confecção trabalhará com esse software durante muitos anos, portanto é aconselhável escolher uma solução que seja expansível e escalável.
4. Escolha um aliado de negócios
Selecionar um fornecedor para o software de gestão empresarial é provavelmente o passo mais importante. A recomendação é escolher uma empresa que comercializa qualidade de software e a escalabilidade que tenha a flexibilidade exigida para as mudanças no modelo de negócios da sua empresa, à medida que ela cresce.
Considere também:
- Uma empresa que tenha muitos clientes do mesmo setor em que a sua empresa atua;
- Se a empresa realiza atualizações frequentes e está ciente das necessidades dos clientes;
- Suporte técnico;
- Capacitade da empresa de apresentar inovações.
5. Tempo de implementação
Finalmente, é importante observar que qualquer projeto leva tempo para ser implementado. Para um ERP ser implementado corretamente e com sucesso, devem ser consideradas no planejamento:
- A experiência e conhecimento, porque deles dependem da duração e sucesso da implementação do projeto;
- A qualidade dos dados e processos de negócios existentes;
- E a cultura da empresa a respeito da tecnologia e sua adoção.
A sua empresa já aproveita os benefícios proporcionados por um ERP? Acesse o site da Vexta e encontre a solução ideal para o seu negócio!