O cálculo correto do preço de venda deve incluir despesas como: frete, comissões, os insumos utilizados na fabricação do produto, conta de luz, internet, impostos, entre outros. Além disso, deve ser adicionada também a margem de lucro que a sua empresa espera receber. Também é preciso conhecer o preço da concorrência para garantir a competitividade da sua confecção no mercado.
Pode parecer complicado, mas basta entender o conceito de markup e as suas três variáveis para garantir um cálculo justo e lucrativo para o preço dos seus produtos. Saiba mais:
Veja como calcular o preço de venda dos seus produtos por markup
Markup é um índice que pode ser usado para garantir que o preço cobrado por um produto será suficiente para cobrir todos os seus custos e ainda gerar margens para a empresa. Para calcular o markup, é preciso ter na ponta do lápis as seguintes informações:
Custos Fixos (CF)
São as despesas que não sofrem alterações de acordo com a quantidade de produtos vendidos ou fabricados. Aqui entram despesas como o aluguel do espaço utilizado pela confecção, o salário dos funcionários, a conta de telefone e a conta de internet, por exemplo.
Custos Variáveis, ou Despesas Variáveis de Venda (DVV)
São as despesas que se alteram de acordo com a quantidade de produtos fabricados e vendidos. Aqui entram custos como as comissões dos vendedores, os impostos e o frete.
Margem de Lucro (ML)
Esta variável diz respeito à margem de lucro que você espera ganhar por produto vendido.
Cálculo do markup
Para fazer o cálculo do markup, é preciso considerar cada uma destas três variáveis - custos fixos, despesas variáveis de venda e margem de lucro - como um percentual. Por exemplo:
- Total de custos fixos (CF) = 15%
- Total de custos variáveis (DVV) = 12%
- Margem de Lucro (ML) = 5%
O próximo passo é aplicar a fórmula do markup: 100 / 100 - (CF + DVV + ML). No nosso exemplo, seria:
- Markup = 100 / 100 - (15 + 12 + 5)
- Markup = 100 / 100 - 32
- Markup = 100 / 68
- Markup = 1,47
Cálculo de preço por markup
Para chegar ao valor final do produto, também é preciso considerar os seus custos de produção. Ou seja, gastos com materiais e mão de obra. Estes são valores que não entram em custos fixos ou variáveis, mas que precisam ser considerados para garantir que a confecção não fique no prejuízo. Sendo assim, o cálculo final é:
Preço de venda do produto = custo de produção x markup
Se os custos de produção de um produto é igual a R$15, por exemplo, o nosso cálculo fica assim:
Preço de venda do produto = R$ 15,00 x 1,47
Preço de venda do produto = R$22,05
Como saber se este preço está correto?
Para sabermos se o preço de venda do produto está correto, basta calcularmos os valores que representam cada uma das variáveis do cálculo de markup.
- Total de custos fixos (CF) = 15% = R$ 3,30
- Total de custos variáveis (DVV) = 12% = R$ 2,65
- Margem de Lucro (ML) = 5% = R$ 1,10
- Custo de Produção = PV - (CF + DVV + ML)
- Custo de Produção = R$ 22,05 - (R$ 3,30 + R$ 2,65 + R$ 1,10)
- Custo de Produção = R$ 22,05 - R$ 7,05
- Custo de Produção = R$ 15,00
Viu que, após descontarmos cada um dos percentuais do markup, chegamos exatamente ao nosso custo de produção? Ou seja, se vendermos a R$ 22,05, conseguimos dedicar R$ 3,30 aos custos fixos + R$ 2,65 para as despesas variáveis de venda + R$ 1,10 como margem de lucro, e ainda sobra os R$ 15,00 para cobrir os custos de produção (tecidos, aviamentos, mão de obra e outros materiais).
Porque é essencial fazer um bom cálculo de preço?
Saber precificar os seus produtos é algo essencial para que a sua confecção gere lucro, mas mantenha preços atrativos para os consumidores. Se você cobrar um preço muito alto por uma peça que pode ser facilmente encontrada por um preço mais baixo, pode acabar vendendo menos - já que a concorrência apresenta preços mais atraentes. Por outro lado, cobrar um valor muito baixo pode não ser suficiente para cobrir os custos de produção, e resultar em prejuízo e até na falência do negócio.
Um bom cálculo de preço é fundamental para o sucesso da sua confecção. Ele garante que a sua empresa ofereça preços competitivos e ainda tenha uma boa margem de lucro. Para isso, também é importante ficar de olho nos preços cobrados por itens semelhantes de outras marcas disponíveis no mercado. Se necessário podem ser feitos ajustes na margem de lucro ou nos custos de produção, procurando fornecedores que ofereçam melhores condições de pagamento, por exemplo.
Por fim, vale lembrar que a precisão do cálculo de preço depende de um bom controle das despesas da confecção. A tecnologia é uma aliada para isso: quanto mais precisos forem os registros das despesas, mais certeiro será o cálculo de preço do produto.
O sistema de gestão da Vexta apresenta uma ficha técnica para composição dos custos de produção, como tecidos, aviamentos, serviços terceirizados e mão de obra interna. E isso tudo reflete na ficha de custos do produto, ondo o sistema sugere o preço de venda usando o mecanismo de markup. Tudo de maneira simples e prática, de forma a garantir a sustentabilidade do seu negócio.