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5 dicas para controlar as vendas consignadas da sua Confecção

  • Foto do escritor: Marketing Vexta
    Marketing Vexta
  • 18 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de jul.


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Vantagens como a distribuição de produtos em mais praças a um custo baixo, entre outras, faz com que parte das confecções do vestuário vendam suas peças em consignação. Esse tipo de comercialização através de sacoleiras é ainda mais comum em segmentos como moda íntima, fitness e pijamas.


E para sua marca potencializar ainda mais os resultados das vendas consignadas, nós da Vexta, listamos 5 dicas para controlar todas as pontas do fluxo de vendas das peças em consignação da sua indústria de roupas.


1. Registro dos contatos das vendedoras autônomas


É essencial registrar e centralizar as informações e contatos das vendedoras autônomas, divididas por representante responsável e área atendida. Só dessa forma, você continua tendo o poder dessas informações em caso de algum representante deixar de prestar serviço para a sua marca, por exemplo. 


2. Ter o histórico das vendas de períodos anteriores


Para tomada de decisão dentro de uma confecção, é fundamental ter um histórico das suas vendas consignadas por região, vendedor e/ou período. Por meio dessas informações é fácil entender a aceitação dos produtos da sua marca e avaliar quais as tendências, cores e formas valem a pena compor as referências das próximas peças ou coleções.


Na moda íntima é comum a venda por consignação, assim como, moda fitness, praia e sleepwear.


3. Fazer um estudo das áreas de vendas


Entender e mapear os hábitos de consumo do cliente final por representante e área de atuação é fundamental. Já que, os dados de vendas podem direcionar com mais assertividade, a distribuição e redistribuição de referências por sacoleiras e por praças.


4. Definir data para os acertos com os representantes distribuidores


Marcar uma data para fazer acertos traz compromisso do representante com as metas e práticas definidas pela sua confecção. Possibilita também mais controle da posse dos produtos, trocas e devoluções dos produtos em consignação. Além de facilitar os acertos e os processos financeiros da sua empresa. 


5. Ter um processo de trocas e devoluções bem definidos


Como as peças passam por diversas pessoas durante a distribuição e vendas, é necessário ter o controle das trocas e devoluções. E nada melhor que ter sistema especialista em confecções do vestuário para fazer a gestão completa da sua indústria e evitar extravios de peças.


Em todas as situações citadas por nossa lista, ter uma solução como o ERP Vexta pode ser indispensável para o gerenciamento da sua indústria. Principalmente no caso de confecções que possuem produção e vendas consignadas em quantidades consideráveis.


Deixe seu contato AQUI  e conheça mais da nossa solução para confecções que comercializam suas peças em regime de consignação.


* BÔNUS: O que sua confecção precisa evitar 😅


Contratos informais com os representantes


Firmar uma parceria informal dificilmente é uma boa ideia em qualquer situação. E a chance de erro cresce quando se trata de vendas feitas por consignação. Por isso é importante alinhar todas as pontas e ter em registro as definições de metas e comissão, por exemplo.


Também é fundamental a marca fabricante disponibilizar uma cartilha do que considera serem boas práticas de vendas, repassando as informações direcionadas para o representante distribuidor e para as vendedoras autônomas.

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