Convenção de representantes comerciais: saiba como organizar esse evento

Normalmente os representantes comerciais não estão tão inseridos no cotidiano da marca que vendem, e assim na ideação de uma coleção de moda. Mas comunicar e envolver esses profissionais nesses processos pode gerar mais motivação e trazer melhores resultados de vendas para a próxima coleção.
 
Por isso reunir esses profissionais em uma convenção de lançamento a cada nova coleção pode ser uma ação interessante. E para facilitar o planejamento e execução desse tipo de evento vamos te dar algumas dicas de como apresentar as novas peças com uma linguagem comercial e caprichada.
 
A apresentação da coleção pode ser intimista, como os primeiros desfiles de alta costura e ter um bate-papo próximo e informal com a equipe de vendas.
 
Mas também pode ser grandiosa, aos moldes de desfiles como a São Paulo Fashion Week, trabalhando o tema da coleção além da demonstração de produtos.
 
Esse tema pode estar representada na escolha de cenários personalizados, músicas e materiais de divulgação ou explicativos que tragam o porquê da escolha do tema da coleção. Vale até contratar um mestre de cerimonias para apresentar as peças no desfile.
 
Se está disposto a investir ainda mais, a dica é organizar a convenção em outro ambiente físico que desde que, tenha concordância com o tema. 
 
Para caprichar invista em luzes diferentes, aromas ou ofereça aos participantes um cardápio que indique quais as inspirações da coleção, deixando o evento mais criativo.
 
Monte uma apresentação com imagens e vídeos que remetam a coleção e a marca. Ferramentas como Power Point, Keynote, Prezi e Canva podem facilitar a construção e deixar o layout dos slides mais criativos.
 
Mas lembre-se nada de textos longos e maçantes, essa ação é para motivar não para dar sono.
 
Sugerimos aproveitar esse evento para fazer lives no Instagram e criar materiais de divulgação para as redes sociais da marca e dos representantes comerciais.
 

Apresente ou reforce qual o público alvo da marca

 
Provavelmente sua marca fez uma pesquisa de público alvo para apoiar o desenvolvimento de novas peças. Nessa pesquisa foram descobertas quais características como faixa etária, poder aquisitivo, hábitos de consumo entre outros, são semelhantes entre os consumidores finais dos produtos.
 
Para quem está organizando pela primeira vez um evento de lançamento da nova coleção é importante mostrar um resumo de pesquisas de como chegou ao público alvo da marca.
 
Conscientizar seus representantes sobre quem consome a marca faz a diferença na hora de direcionar como e onde eles podem investir seu tempo e energia para obter os melhores resultados possíveis.
 
Mesmo que esta não seja a sua primeira convenção de representantes busque relembrar quem é o público alvo da marca para a equipe comercial. Insira um resumo bem direcionado das características dos consumidores da marca. Monte tópicos com as percepções trazidas pelos consumidores das vendas nos períodos passados.
 
É possível ainda que, o marketing tenha criado uma persona para ajudar nas estratégias e ações. E usar essa persona para ilustrar como se deu o desenvolvimento da coleção de moda pode ser uma abordagem criativa. Conte uma história, por exemplo, de como sua marca ajudou essa persona a encontrar seu estilo ou a se vestir melhor para determinada ocasião.
 
Para facilitar e dar forma a essa persona indicamos a  ferramenta de gerador de personas da RD Station junto com a Rockcontent.
 

Fale sobre o processo de desenvolvimento da coleção de moda

 
Junto do setor de estilo, mostre como foi o processo de desenvolvimento de produto. Organize quais as tendências, comportamentos da sociedade, movimentos artísticos e personalidades serviram de inspiração para as peças da próxima coleção.
 
Registros de fotos e vídeos de visitas à feiras e showroons também podem ilustrar as ideias da equipe de criação.
 
Depois de expostas as inspirações comece a mostrar a formação da nova coleção. Inicie apontando a cartela de cores e como foi o desenvolvimento ou escolhida as estampas.
 
Fale sobre as modelagens das peças e da composição dos tecidos e materiais. Se tiver, destaque os tecidos tecnológicos ou os que tenham apelo social ou ambiental. Sempre de acordo com o público alvo, claro!
 
Saber das inspirações e diferenciais das peças, repassadas pelo setor de estilo, podem virar repertório de conversa para seu representante durante as visitas. Podendo facilitar o convencimento durante as vendas que as peças da sua coleção podem virar vendas certeiras para aquele lojista.
 
Mostrar as peças em um desfile é a forma mais comum de apresentar a nova coleção. Aponte e comunique de forma comercial sobre os detalhes mais interessantes dos seus produtos.
 
Se não tiver modelos profissionais mostre as peças em um manequim ou por fotos do catálogo comercial.
 
A sequencia do desfile também indica as ideias do setor de desenvolvimento. Organize o desfile das peças com um propósito, se o diferencial da coleção de roupas são as cores, a dica é seguir uma ordem das mais frias para as mais quentes ou vice versa. Se for por modelagens ou estampas crie uma sequencia que demonstre esse conceito, podendo ser das mais básicas para as mais fashion, por exemplo.
 
Procure destacar os produtos mais estilosos da marca, isso pode gerar entusiasmo na equipe de vendas. Se precisar revelar mais detalhes de algum produto, procure o apoio do pessoal do desenvolvimento de produto.
 
Com entusiasmo, criatividade e a comunicação certa é possível entregar um desfile bastante atrativo e que motive a equipe comercial para fechar mais vendas.
 

Exponha a estratégia comercial dessa nova coleção

 
Divulgue a estratégia comercial da marca como um todo, não somente a parte que cabe as vendas pelos representantes comerciais. Apresente um resumo do planejamento, tanto comercial como do marketing.
 
Defina as metas futuras de vendas e comunique como será feito o acompanhamento e avaliação dos resultados. Se tiver prêmios que destaquem as metas batidas de outros períodos ou representantes que mais venderam, esse evento pode servir para essas entregas.
 
Faça um apanhado das principais percepções e resultados das últimas vendas. Para ter um comparativo mais adequado o interessante é relacionar as coleções com perfis e períodos semelhantes, como a do verão atual com a coleção do último de verão.
 
Relembre aspectos que considera importante da política comercial, incluindo os critérios de precificação das peças, de praças atendidas e sobre a possibilidade de promoções.
 
O ERP Vexta oferece o aplicativo de representantes, totalmente voltado para fazer a gestão e acompanhamento desses resultados.
 
Ofereça aos representantes material para divulgação, assim eles podem postar esse material em suas redes sociais. Procure produzir conteúdo com os produtos mais diferentes, pois essas tem a chance de chamar mais atenção nas redes sociais e gerar valor e desejo nos consumidores em relação aos produtos e a marca.
 
É comum que eventos como esse, de lançamento de nova coleção, são utilizado por marcas que trabalham com lançamentos sazonais. Mas as que vendem por coleções cápsula também podem se aproveitar desse tipo de evento, só é preciso planejar e escolher uma data que seja impactante com o conceito da marca.
 

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