Colocar uma ideia de negócio em prática é uma das principais dificuldades de quem deseja empreender. Investidores de start-ups, por exemplo, dizem que o grande diferencial na hora de definir um aporte é a capacidade de execução do empreendedor.
Para ajudar a “destravar” potenciais empreendedores, Paulo Vieira, coach e autor do livro “O Poder da Ação”, foi entrevistado e indica três passos para quem deseja sair da inércia e iniciar o próprio negócio.
1. Saiba onde quer chegar
O primeiro passo é saber claramente o que se quer fazer e onde se pretende chegar. Vieira diz que é necessário o empreendedor colocar no papel as atividades que deseja desenvolver, que tipo de negócio pretende montar, em que local pretende se instalar e assim por diante.
“Não adianta entrar no mundo empresarial sem destino claro, sem saber para onde ir. Isso é paralisante”, afirma.
2. Pesquise e busque recursos
Pesquisar a fundo o ramo em que pretende atuar, conversar com outras pessoas a respeito para colher novas ideias e impressões (especialistas da área e também leigos), visitar empresas do setor é fundamental para entender como o negócio funciona, suas oportunidades e riscos.
“Buscar conhecimento sobre o setor ajuda na hora de mapear as necessidades do futuro negócio. A partir daí, é possível começar a buscar os recursos necessários para tirar a ideia do papel: dinheiro, parceiros, funcionários etc.”
3. Ponha a mão na massa e tenha uma atitude vencedora
Depois de reunir os recursos necessários, é hora de começar a trabalhar. Vieira diz que o empreendedor precisa de automotivação para não desanimar diante dos obstáculos que vai enfrentar e que, para isso, é necessário manter o foco nas coisas certas.
“Estamos em meio a uma crise econômica e ética, juros altos, inflação, enfim, há uma série de justificativas para fracassar. Mas é necessário pensar: ‘o que eu vou fazer para crescer apesar de tudo isso?’ Olhe para o futuro, coloque sua energia nas oportunidades que existem para sua empresa. Essa atitude vencedora faz toda a diferença.”