7 dicas para melhorar a gestão de compras na confecção

As confecções do vestuário do país foram afetadas de diversas maneiras com a pandemia, principalmente em relação à escassez de matéria prima.

Provavelmente, hoje ou em algum momento desses últimos 2 anos, sua indústria teve dificuldades para comprar tecidos planos e malhas. 

Essa falta, acaba dificultando e atrasando a fabricação e tirando o sossego dos gestores e colaboradores das confecções. Podendo diminuir a possibilidade de crescimento, alcance de novos clientes e praças por falta de mercadoria. 

Sendo assim, os especialistas da Vexta listaram dicas para contornar algumas adversidades, e colaborar para que a gestão de compras da sua indústria implemente novas estratégias para diminuir esses riscos e atrasos.

1. Conhecer novos fornecedores de tecidos e malhas

Conhecer e manter um bom relacionamento com os fornecedores de tecidos que tenham feat com a linha de produtos que sua empresa confecciona é essencial. Mas é possível que em algum momento esse parceiro te deixe a mão, seja por um atraso ou por escassez de algum insumo.

Para minimizar e contornar essas situações adversas, o indicado é estar atento, pesquisar e se aproximar de novas empresas parceiras.

Fazer um registro organizado e atualizado desses possíveis fornecedores em uma planilha de Excel, detalhando tipo de produto fornecido, quantidade mínima, prazos médios e valores de frete pode ser uma ação simples e muito útil.

2. Analise a matéria prima utilizada em coleções anteriores

O caimento do tecido também pode ser um dos grandes responsáveis pelo sucesso de determinada referência. Pensando assim, é interessante utilizá-lo novamente em outra aplicação ou modelo, claro, se você ainda tem acesso a esse material.

Lembrando que, o teste de modelagem e costura devem ser feitos, apesar da familiaridade que se tem com o caimento do tecido ou malha. 

Outra questão, essa dica se aplica somente ao tecido em si (caimento, textura por exemplo), pois sabemos que normalmente, estampas e cores (principalmente cores tendência) mudam a cada troca de coleção.

7 dicas para melhorar a gestão de compras na confecção-1.gif

3. Plano B para os tecidos escolhidos para a próxima coleção

É comum o setor de desenvolvimento de produto pensar em um insumo, e esse não se encaixar tão bem quanto o esperado na referência, ou o fornecedor não ter mais essa malha ou tecido em estoque. 

Dessa forma, para facilitar e agilizar o processo de compra de matéria prima é importante a engenharia de produto registrar de 2 a 3 outras opções e/ou conhecer outros parceiros que tenham um insumo semelhante. Repassando essas possibilidades para o responsável pela gestão de compras sempre que precisar de mudanças.

7 dicas para melhorar a gestão de compras na confecção-2.png

4. Reduzir a variedade de tecidos por coleção

A regra do menos é mais também se aplica a cada nova compra de matéria prima. Na empolgação das escolhas a cada início de coleção é comum a estilista se encantar pelas novidades e comprar muitos tipos de tecidos e malhas. 

Porém, muita variedade de matéria prima pedem mais testes de costura, lavação, modelagem, atrasando a aprovação de peças, complicando e empatando também o processo de fabricação e aumentando a margem de erros durante a produção.

5. Antecipar os pedidos de matéria prima

Possivelmente sua confecção possui referências que passam por poucas alterações de desenvolvimento de uma coleção para outra. Os chamados campeões de vendas ou os peças de vestuário que carregam a identidade da marca. 

Esses produtos conseguem facilitar o processo de compra de matéria prima, pois de certa forma, possuem poucos segredos em relação ao tipo de modelagem e caimento do tecido, por exemplo. Facilitando a escolha e dando a oportunidade de antecipar o pedido junto ao fornecedor.

Ter as matérias primas programadas e antecipadas dentro de fábrica é uma vantagem pois evita futuros aborrecimento. A partir disso é possível distribuir com antecedência os lotes nas facções, fidelizando cada vez mais o terceirizado, pois evita a falta de lotes e serviço.

Para saber outras estratégias de como a produtividade da sua confecção pode crescer, clique abaixo e confira algumas dicas dos especilistas em confecção do Vestuário da Vexta:

E-book com consultoria grátis da Vexta

6. Registrar os prazos médios de entrega dos fornecedores

A gestão de compras nas confecções do vestuário tem como papel corriqueiro; minimizar aborrecimentos. E para isso é importante criar um bom relacionamento e estar em contato constante com fornecedores. Além de estar atualizado das políticas comerciais de cada parceiro. 

Ter conhecimento dos prazos médios de entrega ajuda na formação de um cronograma, auxiliando no planejamento do setor de desenvolvimento e compras. Esse cronograma também pode apoiar, posteriormente as etapas produtivas, em caso de escassez de insumos, por exemplo.

7. Acompanhar a gestão de compras por meio de um sistema

Se sua empresa já possui uma grande demanda de produção, o mais indicado é ter um sistema de gestão especialista. Essa ferramenta de tecnologia simplifica e organiza processos nas confecções do vestuário, ajudando sua Indústria a crescer de forma organizada.

Solução Vexta é um ERP especialista em gestão para confecções de vestuário. E seu módulo de compras, entre outros controles, oferece uma visão geral de como está o andamento dos prazos de entrega.

Também acompanha o consumo de tecidos e malha por metro, quilo e por rolos, este último bastante útil, pois facilita a visualização e contagem mais rápida do estoque desse material.

Porém se sua confecção de roupas não chegou a esse patamar, uma planilha de excel pode ser muito útil ao administrar o setor de compras. O importante é estar atento às entregas anteriores ou fazer uma pesquisa com os fornecedores dos prazos dos insumos mais usados durante a fabricação da sua coleção.

Publicado por:

Gostou? Compartilhe!