Dicas para a produção da sua indústria de vestuário não ficar parada

Possivelmente um dos maiores medos de quem gerencia a produção de uma indústria de peças de vestuário é ter a produção parada. Gerando consequências como pedidos atrasados, mão de obra parada e prazos de entrega estendidos, gerando baixa na lucratividade.

Porém algumas práticas podem fazer a diferença e evitar esse tipo de situação. Para isso reunimos alguns conselhos para a fabricação das suas peças não parar, ser mais produtiva e proveitosa em relação aos recursos materiais e humanos da sua confecção de vestuário.

Estruture os processos da linha de produção

Entender o funcionamento da linha de produção da sua confecção é fundamental para otimizar os processos, gerenciar o tempo e evitar gargalos e a ociosidade.

Para começar essa tarefa seria interessante montar uma equipe multidisciplinar. Tenha entre os envolvidos um especialista no assunto, o responsável pelo setor auditado e alguns funcionários de cada setor a ser mapeado.

O primeiro passo é montar um fluxograma junto dessa equipe listando os processos. Com esse fluxograma fica mais fácil encontrar as falhas, possíveis falhas e atrasos que podem acontecer durante a fabricação das peças. Importante registrar esses diagnósticos e soluções para consultas futuras dos colaboradores.

Faça um estudo da disposição do maquinário

O projeto de arranjo físico busca aumentar a eficiência de máquinas e mão-de-obra. Alguns de seus resultados são a diminuição de custos de movimentação e congestionamento de materiais e pessoas nos fluxos de trabalho. 

Um setor que vale a pena projetar essa disposição de móveis e equipamentos é o de costura. É importante dar atenção aos materiais, às máquinas de costura, aos operadores, aos sistemas de transporte, aos métodos de produção e às técnicas de planejamento e controle de produção. 

Feito de forma ágil e eficiente, os benefícios para a empresa e os colaboradores são muitos. Entre eles estão mais segurança, comunicação entre setores mais clara e objetiva e a redução do cansaço.

A organização da produção mais adequada à montagem de determinado produto é um aspecto fundamental e dela depende o rendimento do processo. 

Capacite seus colaboradores para operar mais tipos de máquinas

Uma saída para aumentar a produção da sua confecção é capacitar seus colaboradores para operar o maior número possível de máquinas. Invista em uma cultura de treinamentos regular entre os colaboradores da linha de produção.

Essa solução pode fazer com que a produção não reduza ou pare em caso de falta de operador. Também faz com que se possa utilizar mais de uma operadora por função, caso esta função seja operações mais demorada ou um gargalo.

Automação para gerenciar a cadeia de produção

Depois de mapear os diferentes processos da sua indústria, automatizar fluxos pode ser fundamental para ganho de potencial competitivo. Elevando a qualidade do serviço, a modernização aumenta o controle, trazendo mais economia e segurança para as fábricas.

Alguns exemplos de ações que deixa a confecção de vestuário automatizadas são:

  • Agrupamento dos diversos dados e informações de diferentes origens;
  • Formação de banco de dados de fornecedores e clientes;
  • Controle de aviamentos e insumos;
  • Monitoramento do estoque de peças prontas.
  • Essas ações auxiliam tanto no gerenciamento da cadeia de produção como no desempenho dos funcionários e pode ser o início da implantação da indústria 4.0.

Para automatizar os processos da sua empresa, conheça o ERP Vexta. Somos especialistas em gestão de confecções de vestuário. Clique no banner abaixo e fale com nossos especialistas pelo WhatsApp.

Banner Vexta blog 3.png

Publicado por:

Gostou? Compartilhe!