Medidas de  prevenção da   COVID 19 na Confecção (6)

E-book com medidas de prevenção da COVID-19 na Confecção

O Ministério da Saúde publicou em 19 de junho deste ano a portaria com orientações para a retomada de atividades no contexto da pandemia do novo coronavírus. A norma consolida recomendações e acrescenta outras para “prevenção, controle e mitigação [redução] da transmissão da covid-19”. 

                            confeccao_covid_01

As indicações, contudo, não tiram a prerrogativa dos estados e municípios de definir as medidas de distanciamento social, mas servem como complemento. Cada Estado e Município seguem autônomos para restringir mais as medidas.

O documento destaca ainda que retomar as atividades e o convívio social são fatores importantes para garantir a saúde mental e física das pessoas.

A realidade é que assim como as pessoas, as indústrias devem também começar a se adaptar ao “novo normal”. Cada nicho de mercado, de acordo com a sua realidade e suas especificidades. Atenta a isso algumas instituições (a ABIT, o Senai e o Sebrae) preocupadas com o setor de confecção,  desenvolveram um E-BOOK com informações detalhadas voltadas para a indústria têxtil, com medidas de seguranças para a volta com segurança dos funcionários aos postos de trabalho. 

                     

O Protocolo disponibilizado reúne recomendações e melhores práticas com base técnico científica, referendadas por órgãos nacionais e internacionais, não se constituindo em norma obrigatória e/ou legal a ser adotada pelas empresas, mas serve como um norte para as empresas melhorarem suas práticas internas nesse âmbito. No documento está destacado ainda que cada empresa deverá procurar adaptar à sua realidade, de acordo com porte, capacidade de investimento e situação de saúde da sua região.

Algumas das questões abordadas no documento são que:

- A empresa deverá adotar uma comunicação efetiva, fazendo uso não apenas de textos, mas também de sinalizações e ilustrações.

- Cita diversas sugestões de adequações no ambiente de trabalho: protocolo de entrada, sugestão de posto de trabalho,  limpeza e desinfecção, sugestão de layout do refeitório, uso de ferramentas e utensílios, rotinas dos grupos de risco.

 - Vale destacar que o documento ainda trata dos ajustes na rotina do dia a dia do trabalhador, bem como os cuidados do mesmo com seu sistema imunológico e a importância do controle por parte da empresa referente ao monitoramento dos funcionários, entre os saudáveis e mesmo os contaminados.

           

Clique aqui para baixar o E-BOOK na íntegra.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise!

Para saber mais sobre gestão para confecções, acesse o nosso site!
vexta.com.br

Fonte: 

ABIT: https://www.abit.org.br/noticias/abit-apresenta-protocolos-da-retomada-para-as-confeccoes

Governo Federal: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/06/governo-publica-orientacoes-para-retomada-segura-de-atividades
Publicado em

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.